Perspectivas de Design - Descubra a equipa MAAMI

Perspectivas de Design - Conheça a equipa MAAMI

A MAAMI HOME tem muitas faces. Pessoas com diferentes formações profissionais, mas com um grande espírito de equipa e uma enorme paixão pela criação. A equipa de design é um daqueles grupos na MAAMI que procura desenvolver conceitos únicos, comprometidos com uma filosofia de design que abraça a simplicidade e que tem na sustentabilidade um dos seus maiores desafios. Conheça a equipa de design da MAAMI HOME.

 

PIANO é uma das criações de Sérgio.

Fundador e Co-proprietário, Sérgio Costa é o corpo e a alma por detrás da visão da MAAMI HOME. As suas principais tarefas são liderar o grupo, inspirar e garantir que todos estão comprometidos com a marca e a sua filosofia de design. Sérgio diz que é uma aprendizagem diária, mas o que mais gosta “é ter a oportunidade de liderar pela inovação e motivar as pessoas para isso”. O envolvimento da marca com a mais moderna tecnologia do setor é também uma das tarefas que Sérgio abraça com entusiasmo, levando a MAAMI a ser uma das empresas de relevo a nível internacional. Sérgio é formado em Engenharia Civil e trabalhou mais de 11 anos no setor da construção. Uma curiosidade sobre o Sérgio? Sim, ele está sempre à procura das chaves.

 

Ricardo ao lado da sua mesa de apoio NOTCH, um dos produtos nascido do reaproveitamento de materiais da MAAMI.

Ao lado do seu irmão, Sérgio Costa, Ricardo é Co-proprietário da MAAMI HOME. As suas principais tarefas incluem o acompanhamento do processo produtivo e a identificação dos melhores parceiros para o desenvolvimento dos produtos da marca. Ricardo é Mestre em Ciências do Desporto e foi jogador profissional de andebol numa das mais importantes equipas internacionais da modalidade e também treinador. A sua paixão e compromisso com os desportos coletivos tornaram-no especialista em contribuir para a construção de uma equipa feliz, que busca competência e alto desempenho todos os dias. Para Ricardo, simplicidade e funcionalidade são as palavras que melhor definem a MAAMI. Uma curiosidade sobre o Ricardo: ele gosta de simetria e tudo o que não é simétrico causa-lhe algum desconforto.

 

FIORE, um projeto do Fábio, representa a visão da MAAMI HOME em transmitir toda a versatilidade da pedra mármore.

“Cada peça tem uma história”. Fábio Teixeira, Responsável pelo Design da MAAMI HOME, encontra nestas palavras a melhor forma de definir a filosofia da marca. Atento e próximo de todas as etapas do processo de desenvolvimento de produto, Fábio acredita que é “um privilégio poder trabalhar com uma matéria-prima ‘preciosa’ que confere a cada peça um caráter irrepetível”. Fábio gosta de desenhar ao som de um bom disco de vinil enquanto toma um copo de uísque, mas podemos encontrá-lo muitas vezes na fábrica ou na marcenaria onde a sabedoria da arte de trabalhar a madeira o prende. O detalhe está no centro do trabalho de Fábio e, nos últimos anos, ele tem trabalhando com a mármore como matéria principal. O minimalismo e a versatilidade do material captaram a sua atenção e determinação para criar objetos. Os seus trabalhos estão disponíveis em feiras de design, lojas, bem como em publicações internacionais

 

Dovile adora visitar o pátio da MAAMI para ver as sobras de mármore e inspirar-se para novas peças de design. Atualmente, está focada no desenvolvimento de produtos amigos do ambiente.

Dovile Peciulyte é Gestora de Projetos e CMO da MAAMI. Se a MAAMI pudesse ser definida numa expressão, Dovile diria “simplicidade surpreendente”, enfatizando “que os projetos são simples, mas podem tornar-se na peça central de uma casa e chamar a atenção”. Quando questionada sobre o que gosta no seu trabalho, Dovile destaca a dinâmica, já que os dias são sempre “diferentes e são uma oportunidade para aprender e crescer enquanto vemos uma laje de mármore a ser transformada em objetos bonitos”. Dovile Peciulyte é formada em Desenvolvimento de Produto e Tecnologia Integrativa e as suas experiências profissionais anteriores vão desde a moda ao ensino de inglês no Vietname. Desenvolveu projetos para a fábrica da Tom’s na Dinamarca, sobre otimização, e para a Fisher Lighting, uma empresa de design de iluminação circular. Duas curiosidades sobre a Dovile? Ela é mais alta do que 97% das mulheres na União Europeia e algumas pessoas acham que David Beckham já lhe apertou a mão uma vez.

 

A incrível luminária LUMI, um dos projetos de Mara.

Mara Soares faz parte da equipa da MAAMI como Designer de Produto. O que ela mais gosta na marca é a possibilidade de criar novos produtos e estar envolvida em todo o processo de desenvolvimento – desde a ideia, passando pelos desenhos até ao produto final. Mara licenciou-se em Design de Produto pela Universidade de Aveiro e a MAAMI foi o seu primeiro desafio profissional. Na opinião de Mara “fazer simples, mas com significado” é a citação que melhor define a MAAMI porque “tudo na MAAMI é ‘claro’ e simples, mas com muito sentido e beleza”. Uma curiosidade sobre a Mara: ela é a pessoa mais indecisa que já existiu (nas suas próprias palavras), mesmo nas decisões mais simples do dia a dia.

 

A MAAMI HOME é a primeira empresa portuguesa, do sector, a utilizar pasta de papel nas embalagens e a ser 100% livre de plástico.

Mónica Oliveira é Designer de Produtos na MAAMI e Responsável pelo Desenvolvimento de Embalagens Sustentáveis, tendo-se juntado à equipa há quase um ano. É apaixonada por sustentabilidade e podemos encontrá-la muitas vezes mergulhada em amostras de materiais, a pesquisar e a desenhar embalagens sustentáveis para a MAAMI HOME. “Adoro o facto de estar a fazer algo tão importante para a empresa e principalmente para o planeta. Nesta função, através de extensa pesquisa científica e testes de amostras de diferentes materiais, conseguimos renovar todo o nosso sistema de embalagens, tornando-nos 100% livres de plástico”, afirma Mónica. Mónica Oliveira traz a sua experiência para a equipa depois de realizar projetos para a Bosch e IKEA. Uma curiosidade sobre a Monica: ela vem de uma família muito grande e unida. Tem 30 primos e mais de 40 segundos-primos. Ela é a mais nova: a sortuda prima número 30!

Pedido de informações